No tópico anterior falei sobre o começo da visita à Escola Secundária D. Duarte, destaquei três perguntas que fizeram parte do bate-papo entre os alunos do 10º ano do ensino secundário e nós, alunos do mestrado em educação matemática da Universidade de Coimbra. Nesse tópico, darei continuidade ao relato da visita que continuou após o bate-papo relatado anteriormente.
Alunos do mestrado em Educação Matemática da UCoimbra |
Ao sair da sala de aula, visitamos o espaço físico da escola, como a cantina (onde paramos para um café), as salas de reuniões, o refeitório, um espaço ao ar livre com quadras poliesportivas (local onde os alunos costumam ficar no intervalo) e também um ginásio. Após o passeio pela escola, fomos à sala dos professores onde pudemos conversar com três deles, duas de matemática e um de educação física, os quais não hesitaram em tirar todas as nossas dúvidas.
Professoras de Matemática da E. Secundária D. Duarte |
Uma das dúvidas que havia era em relação ao funcionamento do sistema de ensino secundário português, esta foi sanada após a mesa redonda com os professores da escola e a Profa. Piedade Vaz Rebelo. A seguir, comento sucintamente como se desenrola o Ensino Secundário em Portugal, conhecido pelos brasileiros como “Ensino Médio”, porém com poucas semelhanças.
Professor Luís de Educação Física |
Em Portugal, segundo a “Lei de Bases do Sistema Educativo”, o Ensino Secundário é o estágio seguinte ao Ensino Básico. Ele contempla quatro modalidades diferentes de ensino, que são tanto cursos destinados à vida ativa, como também ao prosseguimento dos estudos, todos com duração de três anos. Portanto, cabe ao aluno escolher qual rumo seguir antes de começá-lo. Abaixo, apresento as quatro modalidades de ensino que a nova reforma estabelece.
1º. Ensino Científico-Humanístico: detinado a preparar os alunos para posterior ingresso nas universidades.
2º. Ensino Tecnológico: destinado a preparar para estudos politécnicos.
3º. Ensino Artístico: destinado a preparar para as escolas de artes.
4º. Ensino Profissional: destinado à inserção do aluno no mercado de trabalho.
Por crescer dentro do sistema educacional brasileiro, depois de conhecer um pouco sobre o sistema de ensino português, surgiram várias dúvidas, como: E os vestibulares? Como ingressar na Universidade? E a classificação? E, foram perguntas como estas que me levaram a escrever esse tópico.
No sistema educacional português não há vestibulares! Os alunos são classificados à Universidade pela média das notas do Ensino Secundário, pelo Exame Nacional e um exame referente a algumas disciplinas específicas exigidas pelo curso optado. A meu ver, tal sistema é muito eficaz pois submete os alunos a um processo de avaliação contínua, desde o início do ensino secundário, causando uma mudança de comportamento, além do empenho e da motivação.
Renan Mercuri Pinto
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