A Sociedade Brasileira de Educação Matemática foi
resposta à demanda, pela comunidade de professors de matemática e de educadores
matemáticos, de um espaço para apresentar e discutir problemas sentidos nas
suas práticas e procurar, em cooperação com colegas, uma resposta às suas
indagações. Foi criada com esse objetivo maior e sua existência está marcada
por essa missão. Parabéns à atual Diretoria por manter ativa a razão de ser da
SBEM. (UBIRATAN D’AMBROSIO, PRESIDENTE DE HONRA DA SBEM)
Foram muitos, feitos por muitos, os esforços, reflexões,
produções, tarefas e ações para desenvolver e implementar a SBEM e seus
objetivos. Foram horas de dedicação a encontros, dissertações, teses,
publicações, parcerias e participações em prol de uma educação matemática viável,
adequada e útil aos cidadãos. Que a reflexão do processo e o foco acurado no
objetivo nos guiem a vê-la ao alcance de cada aluno deste país. (NILZA
EIGENHEER BERTONI, PRIMEIRA PRESIDENTE DA SBEM)
No dia 28 de janeiro de 1988, os participantes do II
Encontro Nacional de Educação Matemática, reunidos em Assembleia em Maringá-PR,
comemoravam a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Este dia não era apenas o inicio de uma bela
história, mas um momento de concretização de sonhos e resultado de um esforço
coletivo de um grupo de professores e educadores que se iniciara há bem mais
tempo.
Conceber uma Sociedade voltada às questões da
aprendizagem matemática dentro e fora da escola, da formação do professor, do
desenvolvimento do currículo escolar, da valorização da diversidade e inclusão,
assim como a constituição da matemática como elemento de desenvolvimento humano
e cultural, requereu que muitos se aglutinassem entorno de um objetivo comum:
mobilização de potencialidades, esforços e trabalho em prol de uma matemática
mais significativa nas escolas nos diferentes níveis e modalidade de ensino, da
educação infantil ao ensino superior.
Este 28 de janeiro de 2013 é, portanto, um momento
especial de reconhecimento de todos que deram, ao seu momento, a sua maneira,
contribuições fundamentais para a criação e a consolidação de nossa SBEM. São
trabalhadores nas escolas, nas universidades, nas instituições públicas e
privadas, que doaram horas, dias, meses de suas vidas, muitas vezes no anonimato,
sem receberem o devido reconhecimento pelo esforço voltado à construção de uma
educação com mais qualidade por meio da aprendizagem e do ensino da matemática.
Mas todo olhar para o tempo passado se justifica na
perspectiva da possibilidade de um devir, como possibilidade de construção de
nossas possibilidades futuras. Assim, o início das comemorações dos 25 anos da
SBEM, que inicia neste 28 de janeiro (que terá ponto de culminância na
realização do XI ENEM em Curitiba-PR), serve como motivação para projetarmos o
que queremos nos próximos 25 anos para nossa Sociedade. Vale lembrar que este
Projeto, construído há 25 anos, deve ser herdado pelos jovens educadores
matemáticos, muitos deles formados nos nossos cursos de graduação ou
pós-graduação, assim como em cursos de formações continuadas, o que implica,
inevitavelmente, pensando em nossa história, projetar novas perspectivas para o
futuro que inicia hoje. Por certo, o futuro construído por estes jovens
educadores, a partir do legado que deixamos, em muito traduzirá os ensinamentos
por nós deixados.
Reconhecimento, alegria, júbilo, reflexão e pensar os
próximos 25 anos da SBEM devem dar o tom deste 28 de janeiro de 2013. Parabéns
SBEM, parabéns EDUCADORES MATEMÁTICOS, parabéns a todos os que sonham, lutam e
se dedicam por uma educação mais humana e qualificada, na qual a aprendizagem
matemática tem papel preponderante.
Abraço festivo de toda equipe da DNE a todos os
SBEMINIANOS.
Cristiano Alberto Muniz
Presidente da SBEM (2010-2013)
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