A Revemat - Revista
Eletrônica de Educação Matemática acaba de publicar
mais um número em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat.
Fazemos um convite a todos para que naveguem no sumário da revista e
acessem os artigos e itens de seus interesse.
Apresentamos, neste número, a publicação de mais uma tradução de
Raymond Duval, de um importante artigo de sua teoria de aprendizagem
intelectual.
Agradecemos, vivamente, o interesse pela Revista, as contribuições nas
avaliações, nas autorias e esperamos contar com novos aportes nas
próximas publicações.
Méricles Thadeu Moretti - Editor
Jane Bittencourt - Editora Adjunta
Adriano Luiz dos Santos Né e Roberta Nara Sodré de Souza - Coeditores
UFSC
Revemat: revista eletrônica de educação matemática
v. 7, n. 2 (2012)
Sumário
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/1883
Artigos
--------
Desarrollo de competencias para el análisis didáctico del profesor de
matemáticas Developing mathematics teachers’ competences for didactical
analysis (1-21)
Juan Díaz Godino, Mauro
Rivas, Walter F. Castro, Patricia Konic
Engenharia didática: evolução e diversidade Didactic engineering:
evolution and diversity (22-52)
Saddo Ag Almouloud, Maria José Ferreira da
Silva
A transformabilidade dos registros de representação semiótica no ensino
de equações de reta The transformability of semiotic registers
representation in the teaching of straight equations (53-68)
Rogério Rodrigues de Faria, Cintia
Aparecida Bento dos Santos, Edda Curi
A Álgebra Linear e a concepção de Transformação Linear construída por
Estudantes de EAD Linear Algebra and Online Distance Education Student’s
Conception about Linear Transformation (69-89)
Silvia Dias Alcântara Machado, Barbara
Lutaif Bianchini
Estudo das percepções de alunos dos cursos tecnológicos sobre modelos
financeiros usuais Study of student perceptions of courses on technology
common financial models (90-103)
Helio Rosetti Junior, Juliano Schimiguel
Inovação curricular na licenciatura: matemática e cotidiano Curriculum
innovation in degree teaching training courses: mathematics and quotidian
(104-121)
Ailton Paulo de Oliveira Júnior
Formação em matemática: uma breve reflexão a respeito do curso de
licenciatura da Universidade Estadual de Maringá – UEM Training in
mathematics: a brief discussion about the course of bachelor of State
University of Maringá – UEM (122-145)
Sandra Regina D' Antonio
Geometria no Estádio de Futebol Geometry in the Soccer Stadium
(146-162)
Eliane Teixeira Vargas
Da interpretação à conceituação: uma sequência didática baseada no
uso de problemas envolvendo funções exponenciais e logarítmicas
Interpretation to the concept: a sequence based on the use of didactic
problems involving exponential and logarith (163-186)
Rodrigo Sychocki da Silva, Marcus Vinicius
de Azevedo Basso
Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de
matemática: da ação experimental à reflexão Reflections on use of
material in school teaching of mathematics manipulable: trial of action to
ponder (187-196)
Fredy Coelho Rodrigues, Eliane Scheid
Gazire
Gênese de saberes da docência em matemática de professores formadores
Genesis of knowledge of teaching in mathematics teacher trainers
(197-208)
Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu
Oliver Gonçalves
Uma abordagem para o ensino de lugares geométricos com o GeoGebra An
approach to teaching loci with GeoGebra (209-222)
Gerson Pastre Oliveira, Péricles
Bedretchuk Araujo
Um estudo da diversidade metodológica na recuperação de estudos no ensino
médio na disciplina de matemática A study of methodological diversity in
recovery studies in secondary education in the theme of mathematics
(223-245)
William Geraldo Sallum, Norma Suely Gomes
Allevato, Juliano Schimiguel
O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do Geogebra: um
estudo com professores de matemática The development of statistical
literacy from use of GeoGebra: a study with teachers of mathematics
(246-265)
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo
Ag Almouloud, Maria José
Ferreira da Silva
Traduções
--------
Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do
pensamento Registres de représentation sémiotique et fonctionnement
cognitif de la pensée (266-297)
Raimond Duval, Trad. Méricles Thadeu
Moretti
________________________________________________________________________
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
EVENTOS E PROCESSOS SELETIVOS
Seminário
ARTE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA
Profº Iran Mendes (UFRN)
Maiores
Informações: http://www.uab.pt/web/guest/noticias/-/journal_content/56/10136/8806071
Mestrado Acadêmico em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (PEHFCM)
Encontram-se abertas
as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao curso de Mestrado
Acadêmico em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (PEHFCM),
na Universidade Federal do ABC (UFABC). O período para inscrições é de
17/10/2012 a 21/11/2012, para ingresso em Fevereiro/2013. Envio o edital anexo,
mas outras informações podem ser obtidas no site https://sites.google.com/site/pehfcm/home
Concurso (Ensino de Matemática)
Encontram-se abertas
as inscrições para um concurso com 2 vagas, na área de Ensino de Matemática, na
Universidade Federal do ABC (UFABC). As inscrições encerram-se em 21/01/2013 e
o salário inicial é de R$ 7.627,02 (40 horas com Dedicação Exclusiva). Envio o
edital anexo, mas outras informações podem ser obtidas no site www.ufabc.edu.br/concursos
A UFABC possui, em seu câmpus Santo André, diversos cursos de graduação e de pós-graduação, dentre eles: Licenciatura em Matemática e Mestrado Acadêmico em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. Os docentes selecionados deverão atuar nestes dois cursos, e em outros que a UFABC oferece.
A UFABC possui, em seu câmpus Santo André, diversos cursos de graduação e de pós-graduação, dentre eles: Licenciatura em Matemática e Mestrado Acadêmico em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. Os docentes selecionados deverão atuar nestes dois cursos, e em outros que a UFABC oferece.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
SELEÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
SELEÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS
GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Instituição:
Universidade Federal de Ouro Preto
Programa:
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Prazo: 21
de setembro de 2012
Instituição:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa:
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Prazo: 28
de setembro de 2012
Link: www.edumat.ufms.br
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Matemática
Prazo: 01
de outubro de 2012
Instituição:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Programa:
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Prazo: 05
de outubro de 2012
Instituição:
Universidade Federal do Paraná
Programa:
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
Prazo: 14
de outubro de 2012
Instituição:
Universidade Federal de São Carlos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Prazo: 15
de outubro de 2012
Instituição:
Universidade Estadual de Santa Cruz
Programa:
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Prazo: 17
de outubro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)