terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma experiência nada agradável em um comboio / An unpleasant experience on a train

Uma experiência nada agradável em um comboio
No dia 21 de Julho de 2011, apanhei um comboio às 9h13 da manhã em Firenze com destino a Roma Termini. O que era para ser uma viagem inteiramente inesquecível pelo sonho de conhecer Roma, se tornou inesquecível pelos momentos de tensão passados dentro da carruagem de um dos comboios da companhia Trenitália.
O comboio previsto para chegar às 12h55 acabou chegando com 41 minutos de atraso. O problema maior é que esses 41 minutos foram passados dentro de uma carruagem sem ventilação alguma, com todos os vidros vedados e, acredite se quiser, dentro de um túnel muito longo cujas paredes podiam ser vistas a pouco menos de 1 metro da janela.
A pressão causada pelo ar comprimido dentro do túnel causava dor nos ouvidos, a falta de ventilação fazia-nos suar. Tudo acompanhando uma leve tensão de claustrofobia que acabara de ser adquirida frente aquela situação inesperada que nem ao menos foi explicada pela companhia. O medo também surgia volta e meia ao pensar que um outro comboio de alta velocidade podia passar pelo mesmo trilho e causar um acidente indescritível.
Esses 41 minutos foram partilhados junto a outras pessoas que também se sentiram mal e que depois de certo tempo começaram a andar pelo comboio a procura de respostas para o que estava acontecendo. Tudo parecia um filme do qual ainda não sabíamos o final. Depois de certo tempo, sem satisfação alguma o comboio voltou a seguir sua rota, chegando a Roma Termini.
Ao chegar, procuramos pela informação e, como todo bom cidadão, não pudemos deixar de reclamar. Porém, a incapacidade da companhia ainda continuava. Ao esperar um bom tempo em uma fila para ser atendido, fomos atendidos por um certo indivíduo que nos disse: - É reclamação? Ok! Então preencha esse formulário e nos entregue!
A reclamação foi feita oralmente em inglês, o formulário a ser preenchido estava totalmente em italiano. E o indivíduo nem sequer se deu ao trabalho de ouvir mais nada, apenas disse: - Preencha e nos entregue, é o que podemos fazer! Com certeza, depois de preenchido aquele formulário seria guardado em um plástico e arquivado junto a inúmeros outros que seriam esquecidos mais tarde.
Porém, graças a tecnologia, posso contar essa viagem e dividir com vocês essa experiência não muito agradável que ocorreu com essa companhia. O engraçado disso tudo é que quando algum dos passageiros esquece de validar o bilhete de embarque é imediatamente multado em 40€ pelos fiscais da própria companhia (presenciei vários casos), pois validar o bilhete é um dever do passageiro. A pergunta que fica é: “E o dever da Treniltália perante os passageiros?”

An unpleasant experience on a train
On July 21, 2011, caught a train at 9:13 a.m. in Florence to Rome Termini. What was to be an entirely unforgettable trip by a dream of visiting Rome, became unforgettable because of the tension that I passed into the carriage of a train of company Trenitalia.
The train scheduled to arrive at 12h55 arriving in 41 minutes late. The biggest problem is that these 41 minutes were spent in a carriage without ventilation, with all the windows sealed and, believe it or not, within a very long tunnel whose walls could be seen just one meter of the window.
The pressure caused by compressed air in the tunnel caused pain in the ears, lack of ventilation made us sweat. Everything following a slight tension of claustrophobia that had just been acquired in this unexpected situation that wasn´t even explained by the company. Fear also appeared when I thought that another high-speed train could go through the same track and cause an accident indescribable.
These 41 minutes were shared with other people. Everything looked like a movie that still didn´t know the end. After some time, without any satisfaction then returned to the train route, arriving at Rome Termini.
After arrival, we went to look for the information and, like any good citizen, we couldn´t not to complain. However, the inability of the company was still. By waiting a long time in a queue to be served, we were met by a certain individual who said: - It is the complaint? Ok! So, fill out this form!
The complaint was made orally in English, the form to be filled was all in Italian. And the guy didn´t even bother to hear any more, only said: - Fill out and delivered, is what we can do! Certainly, after completed the form would be stored in a plastic and filed with the countless others who would be forgotten later.
But thanks to technology, I can count this case and share with you this bad experience that happened to that company. The funny thing is that when some passengers forget to validate your boarding pass is immediately fined € 40 tax to the company itself (witnessed several cases), because the validate is a duty of the passenger. The question is: "And the duty of Treniltália with the passengers?"

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