domingo, 25 de setembro de 2011

Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social (CPIDES)


Alunos da Matemática da Unesp de Rio Claro frente ao CPIDES

No dia 5 de setembro, os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da UNESP de Rio Claro, visitaram o Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social (CPIDES), inaugurado dia 8 de abril de 2010 e localizado em Presidente Prudente a 500km de Rio Claro. A visita fez parte da disciplina de Tópicos de Educação Especial em Matemática, oferecida pela Professora Miriam Godoy Penteado.
Apresentação do Centro no Laboratório de Informática
A visita foi muito bem organizada pelos integrantes do CPIDES, num primeiro momento fomos encaminhados à sala de informática do Centro, onde foi apresentado todo projeto que deu origem ao Centro e seus integrantes. Posteriormente, conhecemos todas as instalações e demais projetos envolvidos. O objetivo principal do Centro consiste na inserção de pessoas com deficiência nas salas de aulas regulares, no mercado de trabalho e sua inclusão no meio social.
O trabalho que deu origem ao centro foi a alfabetização de uma garota com paralisia cerebral que durou quatro meses, sendo que para uma criança normal o período mínimo é de um ano. A metodologia utilizada consiste em se apoiar em objetos de aprendizagem, computadores, atividades lúdicas, internet, redes sociais, filmes, dentre outras. Atualmente, são feitos vários trabalhos com muitos alunos com deficiência.
O espaço físico do Centro foi construído com financiamento do antigo Banco Nossa Caixa e da Secretaria do Direito da Pessoa com Deficiência. É composto por sala de recursos multifuncional, biblioteca, sala de informática e sala de desenvolvimento. Os recursos futuros, como manutenção, apoio aos projetos e demais reparos são financiados pela própria UNESP. Os bolsistas e colaboradores ajudam na continuidade dos projetos que são encabeçados por três professores, sendo da Matemática (Elisa), da Ciências da Computação (Klaus) e Educação Física (Denise).
Conhecendo um dos trabalhos 
Segundo Renan, ex-aluno da Matemática da UNESP de Presidente Prudente e atleta paraolímpico, a maior barreira para inclusão não é a infraestrutura adequada, mas sim a conscientização, compreensão e carinho da própria sociedade. Ele diz ter encontrado tudo nas pessoas que o cercaram durante seu curso na UNESP. Infelizmente, não tive o prazer de conhecê-lo, porém pude conversar com seus amigos: Karen Endo, Rafael Castanha e bolsistas do CPIDES.

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