quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Viagens no Tempo

Para começar bem o mês de setembro, venho falar sobre um assunto muito polêmico no campo da ciência que sempre me interessou, as “viagens no tempo”. Serão elas possíveis? Será que são aceitas pelos cientistas ou pesquisadores que desenvolvem estudos nessa área? Sendo essa a minha primeira postagem sobre esse assunto, vou começar do início da teoria já elaborada. Uso como bibliografia o livro de J. Richard Gott III, “Viagens no tempo no Universo de Einstein”, professor de astrofísica da Universidade de Princeton.
Quando pensamos nas tão sonhadas viagens no tempo, somos sujeitos a cair em alguns paradoxos, o mais famoso e citado em vários artigos é: Se fosse possível voltar ao passado e numa dessas viagens matasse acidentalmente sua avó? Já pensou sobre isso? Portanto, para fugir desses paradoxos e criar teorias aceitáveis na física, os cientistas buscam desenvolver teorias embasadas em conceitos que os explicam.
Uma das teorias mais comentadas é a “Teoria da Multiplicidade de Universos” em que é postulada a existência de diferentes universos paralelos. Nessa teoria, cada decisão tomada por uma pessoa causa uma ramificação no universo, um exemplo mais bem perceptível dessa teoria pode ser vista no filme “Timescape”. Futuramente tentarei comentar mais sobre ela, ainda não tenho conhecimento para poder debater sobre.
Ao estudar esse assunto, estaremos sempre sujeitos à “Teoria da Relatividade Restrita” segundo a qual o tempo é medido de maneira diferente por observadores estacionários e em movimento. O tempo aqui pode ser tratado matematicamente como quarta dimensão, ou seja, nosso universo é quadri-dimensional.
Já ouvi muitas vezes perguntas como: Como seria um objeto em quatro dimensões? Antes de ler sobre viagens no tempo, tentava sempre desenhar ou imaginar como poderia um cubo ser visto em quatro dimensões. Nunca consegui! Onde ficaria localizado o quarto eixo do sistema? Portanto, sabendo que o tempo pode ser entendido como quarta dimensão fica muito mais fácil imaginarmos o R4.
Logo, nosso universo, sendo quadri-dimensional, pode ser expresso por quatro variáveis: latitude, longitude, altitude e tempo. Forçando um pouco a imaginação, chegaríamos à conclusão de que o movimento que a terra faz ao redor do sol se trata de uma espiral e não de uma elipse como imaginamos.
Acho que já escrevi demais por hoje! Para quem se interessou e leu até aqui, deixe seu comentário e não deixe de ler as próximas postagens! Para quem não gostou, não deixe de acompanhar também, pois, como pode ver, os assuntos são variados! A ciência pode ser abstrata, mas é maravilhosa!
Renan Mercuri Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário