quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escola Secundária D. Duarte – Coimbra, Portugal ---» (Parte I)

Escola Secundária D. Duarte – Coimbra, Portugal ---» (Parte I)

          Acompanhados pela Professora Piedade Vaz Rebelo, no dia 08 de Junho, visitamos a Escola Secundária de D. Duarte, em Coimbra. A visita começou por volta das 9h da manhã quando fomos recebidos pela Professora de Física Antônia que nos acompanhou do começo ao fim. Primeiro participamos de um bate-papo com alunos do 10º ano durante a aula de física, em que perguntamos sobre a escola, professores, currículo dentre outros assuntos.
Escola Secundária D.Duarte, Coimbra - Portugal
          Dentre as perguntas feitas e as respostas dadas pela classe, destaco três delas que me chamaram bastante atenção e são muito úteis a qualquer professor.
          Nuno (aluno de mestrado em Ensino da Matemática da UC) perguntou se gostavam de Matemática e Física. Uma das alunas respondeu: “Gostamos! Embora tenha alguns assuntos que são um pouco complicados e chatos! Acho que gostamos bastante dessas matérias, pois também gostamos dos professores! Na maioria das vezes acontece isso, quando gostamos dos professores gostamos da matéria!”.
          Eu, também fiz a minha pergunta: “O que vocês acham da utilização de recursos tecnológicos em aulas, como a calculadora, o computador? Preferem uma aula dada no quadro ou uma utilizando algum recurso?”. Algumas das respostas dadas pelos alunos foram: “Eu não gosto quando o professor utiliza apresentações em power point para explicar a matéria, pois fica cansativo e acabo não prestando atenção! Prefiro uma aula em que o professor explique no quadro!”, outra aluna “Quando o professor utiliza o quadro interativo, muitos alunos querem ir utilizá-lo e acaba por não ir todo mundo ao quadro, o que acho mal!”.
          Essa pergunta destaco como sendo importante, pois embora um pouco mal compreendida pelos alunos, nota-se um certo descontentamento com a utilização das TIC´s em sala de aula, tanto pelos alunos quanto por alguns professores que alegaram como sendo uma aula que exige muito tempo para ser preparada.
Bate-papo com o 10º ano do secundário
           A terceira pergunta que destaco, foi feita pela própria professora de física que se voltou a classe e disse: “Digam a eles que serão futuros professores, coisas que devem saber sobre a profissão?”. Uma aluna respondeu: “Uma dica para qualquer professor, é que tentem estabelecer um certo laço afetivo com os alunos e mostrem-se preocupados para o que acontece fora das aulas também, pois professores que apenas dão suas aulas e saem da classe como se estivessem cumprindo o seu trabalho, não são bem vistos por nós!”.
          Essa resposta, que classifico como sendo a mais importante e notável, me deixou extremamente feliz. Foi como se alguém tivesse me dado de presente a fórmula para a cura do câncer! É claro que já tinha essa dica em mente, porém ouvir isso da boca de um aluno, foi o que eu precisava. É assim que estabelecemos uma enorme fronteira entre ser um “professor” e ser um “educador”. Quem sabe no futuro, quando todos os professores tiverem conhecimento dessa dica, essa profissão de dar aulas passe a ser chamada de “educador”, hão de concordar que tem muito mais a ver com educação!
Profa. Piedade Vaz Rebelo, Renan, Profa. Antônia
          O relato da visita a Escola Secundária D. Duarte continua no próximo post, não percam o próximo episódio! Para mais informações técnicas sobre a escola, consulte o site: http://www.esdduarte.pt/index.php?id=441

                                                                                                                            Renan Mercuri Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário