segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola Secundária D. Duarte, Coimbra - Portugal (Parte II)

No tópico anterior falei sobre o começo da visita à Escola Secundária D. Duarte, destaquei três perguntas que fizeram parte do bate-papo entre os alunos do 10º ano do ensino secundário e nós, alunos do mestrado em educação matemática da Universidade de Coimbra. Nesse tópico, darei continuidade ao relato da visita que continuou após o bate-papo relatado anteriormente.
Alunos do mestrado em Educação Matemática da UCoimbra
Ao sair da sala de aula, visitamos o espaço físico da escola, como a cantina (onde paramos para um café), as salas de reuniões, o refeitório, um espaço ao ar livre com quadras poliesportivas (local onde os alunos costumam ficar no intervalo) e também um ginásio. Após o passeio pela escola, fomos à sala dos professores onde pudemos conversar com três deles, duas de matemática e um de educação física, os quais não hesitaram em tirar todas as nossas dúvidas.
Professoras de Matemática da E. Secundária D. Duarte
Uma das dúvidas que havia era em relação ao funcionamento do sistema de ensino secundário português, esta foi sanada após a mesa redonda com os professores da escola e a Profa. Piedade Vaz Rebelo. A seguir, comento sucintamente como se desenrola o Ensino Secundário em Portugal, conhecido pelos brasileiros como “Ensino Médio”, porém com poucas semelhanças.
Professor Luís de Educação Física
Em Portugal, segundo a “Lei de Bases do Sistema Educativo”, o Ensino Secundário é o estágio seguinte ao Ensino Básico. Ele contempla quatro modalidades diferentes de ensino, que são tanto cursos destinados à vida ativa, como também ao prosseguimento dos estudos, todos com duração de três anos. Portanto, cabe ao aluno escolher qual rumo seguir antes de começá-lo. Abaixo, apresento as quatro modalidades de ensino que a nova reforma estabelece.
1º. Ensino Científico-Humanístico: detinado a preparar os alunos para posterior ingresso nas universidades.
2º. Ensino Tecnológico: destinado a preparar para estudos politécnicos.
3º. Ensino Artístico: destinado a preparar para as escolas de artes.
4º. Ensino Profissional: destinado à inserção do aluno no mercado de trabalho.
                Por crescer dentro do sistema educacional brasileiro, depois de conhecer um pouco sobre o sistema de ensino português, surgiram várias dúvidas, como: E os vestibulares? Como ingressar na Universidade?  E a classificação? E, foram perguntas como estas que me levaram a escrever esse tópico.
                No sistema educacional português não há vestibulares! Os alunos são classificados à Universidade pela média das notas do Ensino Secundário, pelo Exame Nacional e um exame referente a algumas disciplinas específicas exigidas pelo curso optado. A meu ver, tal sistema é muito eficaz pois submete os alunos a um processo de avaliação contínua, desde o início do ensino secundário, causando uma mudança de comportamento, além do empenho e da motivação.
Renan Mercuri Pinto

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