quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Chegando a Coimbra

Após toda tensão e expectativa que tomava meus dias antes da chegada ao aeroporto, onde tomei um avião que cruzou o oceano, finalmente pude respirar aliviado o ar europeu. O ar que Fernando Pessoa respirava ao escrever os versos mais sinceros e profundos, dos quais um deles me encanta muito “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.
Tomei um avião em São Paulo com destino a Porto com conexão em Madri, contando com a ajuda da minha amiga Grazy. Toda viagem foi bastante cansativa, pois além do tempo de espera tive que me deslocar do aeroporto de Porto a Coimbra com duas malas gigantes. Tomei um trem no aeroporto de Porto com destino a Estação de Campanhã, de lá tomei outro trem com destino a Coimbra e depois mais um táxi até chegar a minha nova casa.
Chegava a me arrepiar ao ver a grandeza e antiguidade da bela cidade de Coimbra pela janela do táxi. Já no começo percebi algo nobre por parte dos motoristas, quando o pedestre coloca o pé na faixa de pedestres os carros param por mais rápido que estejam. Ainda estou me acostumando com isso, fico imaginando quantos dias um português conseguiria viver em São Paulo com essa ideia de que os carros param ao colocar o pé na faixa.


Outro nobre gesto da cultura portuguesa que também percebi logo no início, foi quando entrei no supermercado e fiz uma compra de € 2,34. Paguei a conta com uma nota de € 5,00 e recebi o exato troco de € 2,66. Achei até estranho receber uma moeda de um centimo, mas depois de várias outras compras percebi que isso era completamente normal. Assim como a moeda de 1 cêntimo, existe também a de 2 cêntimos que sempre aparecem muito na nossa carteira.
Chegando a minha casa, na Rua Sá de Miranda, fui muito bem recepcionado por meu amigo Lucas, o qual nos levou mais tarde a resolver toda burocracia que ainda não foi resolvida, como prolongamento do visto, matrícula, carteirinha estudante e tudo mais. Sá de Miranda era um poeta português considerado importante por introduzir os versos decassílabos e a comédia em prosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário