sábado, 18 de setembro de 2010

A Universidade de Coimbra

No segundo dia em Coimbra, meu amigo Lucas me levou até a Universidade de Coimbra. Saindo de casa, acionei o cronômetro do meu celular para saber quanto tempo levaria para chegar. A cidade é repleta de ladeiras com várias subidas e descidas, por isso o cansaço chega muito rápido, enquanto o destino demora.
A ida até a universidade é menos cansativa, chega a demorar cerca de 13 minutos pois são muitas descidas e uma só subida, porém a única subida que existe na ida é a famosa escada monumental. Essa escada possui 5 lances de 25 degraus cada, ou seja, são 125 degraus para subir de uma só vez.
Existem várias lendas que envolvem essa escada, uma delas diz que se o estudante tropeçar, como consequência, ele reprovará no ano correspondente ao lance da escada que contém o degrau que tropeçou. Outra lenda diz respeito às duas bolas que estão no topo dessa escada, porém não convém comentá-la aqui.


Depois de subir a escada monumental, deparei-me com o Largo D.Dinis, uma praça em cujo centro há uma estátua de D.Dinis. Do lado esquerdo, o prédio do departamento de matemática, onde iria estudar pelos próximos seis meses, e do lado direito, os antigos hospitais da universidade, onde agora se situam vários serviços, como o de Relações Internacionais.
Mais à frente, deparei-me com o antigo prédio da faculdade de Medicina, a atual Biblioteca Geral e a faculdade de Letras, antes de chegar à Porta Férrea que dá acesso à Via Latina, onde se encontram os serviços da reitoria, a faculdade de direito, a capela, a torre e a famosa biblioteca Joanina. Essa é uma das áreas mais esplendorosas da universidade, pois nos dá uma vista incrível para o Rio Mondego.


Em geral são construções antigas combinadas com paisagens naturais que nos deixam completamente impressionados. Jamais na minha vida imaginei que um dia descreveria o pátio principal da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, e muito menos que teria a honra de estudar aqui e fazer parte da história desse símbolo português.
É com grande prazer que agradeço a meus pais Osvail e Adriana, a minha orientadora Miriam e a meus amigos que me ajudaram muito durante todo processo de seleção da bolsa Santander Universidades.

Um comentário:

  1. q bom que vc tá gostando, Rê! Depois de muito tempo com medo... eu disse que vc ia gostar!!!

    bjinhus,
    Carol

    ResponderExcluir