segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola Secundária D. Duarte, Coimbra - Portugal (Parte II)

No tópico anterior falei sobre o começo da visita à Escola Secundária D. Duarte, destaquei três perguntas que fizeram parte do bate-papo entre os alunos do 10º ano do ensino secundário e nós, alunos do mestrado em educação matemática da Universidade de Coimbra. Nesse tópico, darei continuidade ao relato da visita que continuou após o bate-papo relatado anteriormente.
Alunos do mestrado em Educação Matemática da UCoimbra
Ao sair da sala de aula, visitamos o espaço físico da escola, como a cantina (onde paramos para um café), as salas de reuniões, o refeitório, um espaço ao ar livre com quadras poliesportivas (local onde os alunos costumam ficar no intervalo) e também um ginásio. Após o passeio pela escola, fomos à sala dos professores onde pudemos conversar com três deles, duas de matemática e um de educação física, os quais não hesitaram em tirar todas as nossas dúvidas.
Professoras de Matemática da E. Secundária D. Duarte
Uma das dúvidas que havia era em relação ao funcionamento do sistema de ensino secundário português, esta foi sanada após a mesa redonda com os professores da escola e a Profa. Piedade Vaz Rebelo. A seguir, comento sucintamente como se desenrola o Ensino Secundário em Portugal, conhecido pelos brasileiros como “Ensino Médio”, porém com poucas semelhanças.
Professor Luís de Educação Física
Em Portugal, segundo a “Lei de Bases do Sistema Educativo”, o Ensino Secundário é o estágio seguinte ao Ensino Básico. Ele contempla quatro modalidades diferentes de ensino, que são tanto cursos destinados à vida ativa, como também ao prosseguimento dos estudos, todos com duração de três anos. Portanto, cabe ao aluno escolher qual rumo seguir antes de começá-lo. Abaixo, apresento as quatro modalidades de ensino que a nova reforma estabelece.
1º. Ensino Científico-Humanístico: detinado a preparar os alunos para posterior ingresso nas universidades.
2º. Ensino Tecnológico: destinado a preparar para estudos politécnicos.
3º. Ensino Artístico: destinado a preparar para as escolas de artes.
4º. Ensino Profissional: destinado à inserção do aluno no mercado de trabalho.
                Por crescer dentro do sistema educacional brasileiro, depois de conhecer um pouco sobre o sistema de ensino português, surgiram várias dúvidas, como: E os vestibulares? Como ingressar na Universidade?  E a classificação? E, foram perguntas como estas que me levaram a escrever esse tópico.
                No sistema educacional português não há vestibulares! Os alunos são classificados à Universidade pela média das notas do Ensino Secundário, pelo Exame Nacional e um exame referente a algumas disciplinas específicas exigidas pelo curso optado. A meu ver, tal sistema é muito eficaz pois submete os alunos a um processo de avaliação contínua, desde o início do ensino secundário, causando uma mudança de comportamento, além do empenho e da motivação.
Renan Mercuri Pinto

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escola Secundária D. Duarte – Coimbra, Portugal ---» (Parte I)

Escola Secundária D. Duarte – Coimbra, Portugal ---» (Parte I)

          Acompanhados pela Professora Piedade Vaz Rebelo, no dia 08 de Junho, visitamos a Escola Secundária de D. Duarte, em Coimbra. A visita começou por volta das 9h da manhã quando fomos recebidos pela Professora de Física Antônia que nos acompanhou do começo ao fim. Primeiro participamos de um bate-papo com alunos do 10º ano durante a aula de física, em que perguntamos sobre a escola, professores, currículo dentre outros assuntos.
Escola Secundária D.Duarte, Coimbra - Portugal
          Dentre as perguntas feitas e as respostas dadas pela classe, destaco três delas que me chamaram bastante atenção e são muito úteis a qualquer professor.
          Nuno (aluno de mestrado em Ensino da Matemática da UC) perguntou se gostavam de Matemática e Física. Uma das alunas respondeu: “Gostamos! Embora tenha alguns assuntos que são um pouco complicados e chatos! Acho que gostamos bastante dessas matérias, pois também gostamos dos professores! Na maioria das vezes acontece isso, quando gostamos dos professores gostamos da matéria!”.
          Eu, também fiz a minha pergunta: “O que vocês acham da utilização de recursos tecnológicos em aulas, como a calculadora, o computador? Preferem uma aula dada no quadro ou uma utilizando algum recurso?”. Algumas das respostas dadas pelos alunos foram: “Eu não gosto quando o professor utiliza apresentações em power point para explicar a matéria, pois fica cansativo e acabo não prestando atenção! Prefiro uma aula em que o professor explique no quadro!”, outra aluna “Quando o professor utiliza o quadro interativo, muitos alunos querem ir utilizá-lo e acaba por não ir todo mundo ao quadro, o que acho mal!”.
          Essa pergunta destaco como sendo importante, pois embora um pouco mal compreendida pelos alunos, nota-se um certo descontentamento com a utilização das TIC´s em sala de aula, tanto pelos alunos quanto por alguns professores que alegaram como sendo uma aula que exige muito tempo para ser preparada.
Bate-papo com o 10º ano do secundário
           A terceira pergunta que destaco, foi feita pela própria professora de física que se voltou a classe e disse: “Digam a eles que serão futuros professores, coisas que devem saber sobre a profissão?”. Uma aluna respondeu: “Uma dica para qualquer professor, é que tentem estabelecer um certo laço afetivo com os alunos e mostrem-se preocupados para o que acontece fora das aulas também, pois professores que apenas dão suas aulas e saem da classe como se estivessem cumprindo o seu trabalho, não são bem vistos por nós!”.
          Essa resposta, que classifico como sendo a mais importante e notável, me deixou extremamente feliz. Foi como se alguém tivesse me dado de presente a fórmula para a cura do câncer! É claro que já tinha essa dica em mente, porém ouvir isso da boca de um aluno, foi o que eu precisava. É assim que estabelecemos uma enorme fronteira entre ser um “professor” e ser um “educador”. Quem sabe no futuro, quando todos os professores tiverem conhecimento dessa dica, essa profissão de dar aulas passe a ser chamada de “educador”, hão de concordar que tem muito mais a ver com educação!
Profa. Piedade Vaz Rebelo, Renan, Profa. Antônia
          O relato da visita a Escola Secundária D. Duarte continua no próximo post, não percam o próximo episódio! Para mais informações técnicas sobre a escola, consulte o site: http://www.esdduarte.pt/index.php?id=441

                                                                                                                            Renan Mercuri Pinto

domingo, 8 de maio de 2011

Serenata - Abertura da Queima das Fitas 2011/ Serenade - Opening the Queima das Fitas 2011

A serenata
                Na quinta-feira, dia 05 de Maio de 2011, a festa começou cedo. Como tradição, milhares de pessoas se reuniram em volta da Sé Velha para assistir à famosa serenata que dá abertura a semana da Queima das Fitas em Coimbra. O concerto estava programado para 00h, porém as pessoas começaram a chegar por volta das 21h30. Às 23h, o Largo da Sé Velha já estava totalmente ocupado. As pessoas que estavam longe, tentavam achar um espaço entre as ruelas ou subiam em muros e telhados para tentarem ver algo.
                Muitas pessoas tiveram que apenas ouvir o som de longe, pois o acesso ao Largo da Sé Velha estava impossível. A serenata durou cerca de 1h15 e terminou com o grito de guerra dos estudantes da Universidade de Coimbra, lançando suas capas pretas para o alto. Nesse mesmo dia, aconteceram os jantares de curso, em que os estudantes dos respectivos cursos se reúnem para jantar e depois descem para assistirem à serenata.
Serenata - Queima das Fitas 2011, Coimbra.
Um costume que não me agradou
                Durante todo o concerto, as pessoas faziam silêncio, inclusive nas pausas feitas entre as músicas tocadas. Havia muitos brasileiros prestigiando o evento e como temos o costume de bater palmas para tudo, começamos a bater palmas ao acabar a primeira música e fomos surpreendidos pelas pessoas que nos pediram silêncio. Por um momento cheguei a pensar estar em um velório, mas depois fui me acostumando com a idéia de ficar calado. Dormi!
                Perguntei para uma estudante que estava a minha frente o motivo de não poder mostrar que a música estava contagiando e agradando. Ela me respondeu, que como gesto de respeito todos fazem silêncio. Fiquei imaginando como seria um jogo de futebol da copa do mundo, entre Portugal e qualquer outro time, sendo visto por milhares de pessoas e no momento do gol de Portugal, simplesmente… silêncio total. É claro que o futebol não tem nada a ver com a serenata, felizmente, quando se trata de futebol os portugueses são fanáticos como os brasileiros.
O costume de traçar a capa
                Na Festa das Latadas que acontece no início dos anos letivos, os estudantes “veteranos” recebem os “calouros” e realizam o batismo, que consiste em levar os estudantes novatos do curso ao Rio Mondego para “batizar”. Cada calouro tem um padrinho ou madrinha, que é um veterano do curso e é ele quem o batiza.
                A partir do batismo, os colouros já podem usar a capa preta (estilo Harry Potter), porém não podem traçá-las (jogar uma parte da capa sobre o ombro ficando envolvido por ela). Só poderão traçá-las, após seus respectivos padrinhos e madrinhas traçá-las pela primeira vez após acabar a serenata que abre a festa da Queima das Fitas. Tal feito, simboliza que o calouro já está liberto de toda praxe (trote) e que poderá passar a traçar a capa.

Para mais informações sobre a Queima das Fitas: http://www.queimadasfitas.org/

The serenade
On Thursday, 05 May 2011, the party started early. As a tradition, thousands of people gathered around the Sé Velha the cathedral to watch the famous serenade that is opening the week of Queima das Fitas in Coimbra. The concert was scheduled for 00h, but people began arriving around 21h30. At 23h, the Largo da Sé Velha was already fully occupied. The people who were far from Sé Velha, trying to find a space among the narrow streets, climbed walls and roofs to try to look something.
Many people had to just hear the sound from afar, since access to the square of Sé Velha was impossible. The serenade lasted about 1h15 and ended with the student song from the University of Coimbra launching their black cloaks to the top. The same day occurred the course dinners, where students of these courses meet for dinner and then go down to watch the serenade.
A custom I didn`t like
Throughout the concert people were silent, even in between breaks made ​​the tunes. There were many Brazilians watching the event and as we have the custom to clap for everything, we started to clap to finish the first song and were surprised by the people who asked us to silence. For a moment I considered being in a funeral, but then I got used to the idea of staying silent. I slept!
I asked a student who was in front of me the why I can`t show that the music was infectious and pleasing. She replied that as a gesture of respect for all are silent. I wondered how it would be a game of football world cup, from Portugal to any other team, being watched by thousands of people and when Portugal's goal, simply ... total silence. It is clear that football has nothing to do with the serenade, fortunately, when it comes to soccer fans as the Portuguese are the Brazilians.
The custom of drawing the cover
On the Festa das Latadas that happens in the early school years, students "veterans" receive "freshmen" and perform baptism, which consists of leading students from beginners to progress at the Rio Mondego "baptize. " Each freshman has a sponsor, who is a veteran of the course and it is he who baptizes him.
From the baptism, the color can already use the black cover (Harry Potter style), but not to outline them (throw a cover over part of the shoulder being engaged by it). Can only to outline them after their godfathers and godmothers to outline them for the first time after finishing the serenade which opens the festival of Queima das Fitas. This done, symbolizes that the freshman is already freed from all usual (trot) and could pass to draw the cover.

For more information about the Queima das Fitas: http://www.queimadasfitas.org/